sábado, 9 de janeiro de 2010

Toyota Prius (Japonês), é o primeiro híbrido líder de vendas de veículos, o carro mais vendido no Japão em 2009

Consumidores optarão pelos veículos ecológicos.

Combinam um motor de explosão com outro elétrico e reduzem o consumo e as emissões, ganharam força graças às quedas de preços dos fabricantes e à eliminação de impostos favorecida pelo governo japonês.

Em apenas sete meses no mercado, a terceira geração do TOYOTA PRIUS consolidou o que, em 1997, nasceu como uma onerosa alternativa à gasolina. O projeto precisou de 12 anos e do empurrão das ajudas públicas para se transformar em líder do mercado no Japão.

Lançado em 1999 o PRIUS já vendeu mais de 1.000.000 (um milhão), com motor a gasolina de 2.4 litros com 135 cavalos (cv), funcionando junto com outro motor elétrico de 80 cavalos (cv) e a famosa transmissão CVT (A transmissão continuamente variável (CVT), imaginada por Leonardo da Vinci há mais de 500 anos, vem sendo aprimorada e usada em substituição às caixas automáticas de engrenagens planetárias (as tradicionais), um engenhoso sistema de polias, que permite uma infinita variabilidade entre a marcha mais alta e a mais baixa sem degraus). Existe também o modelo com motor 1.8 litros de 98 cavalos e motor elétrico de 80 cavalos (cv).

Para reduzir o consumo de energia o Prius tem Faróis com Leds, Teto Solar com placas de energia solar e Freios Regenerativos (o motor elétrico é o responsável por parar o veículo. A cada frenagem, o movimento das rodas se converte em eletricidade, que é transmitida por circuitos elétricos até as baterias, (usa a recuperação de energia cinética dos freios para alimentar a diversidade de equipamentos elétricos e alimentar as baterias)). Assim, a energia armazenada pode aumentar a autonomia do veículo híbrido ou elétrico em até 50%.

A Toyota vendeu cerca de 209 mil modelos do Prius, (e de possuir um consumo por litro de gasolina de 38 quilômetros no máximo, sendo o consumo médio de combustível é 21 km, velocidades inferiores a 55 km/h, funcionam em modo elétrico.

As emissões de um veículo híbrido podem ser até 55% menores às de um carro convencional.


Sempre arrojada a Honda com seu modelo INSIGHT HIBRID vendeu 93.283 mil, o segundo híbrido mais vendido do Japão. Com um motor 1.3 litros (i-VTEC) e outro motor elétrico, sendo assim muito mais economico por km rodado, que o Prius.

A Ford com seu FUSION HIBRID, tem motor a gasolina de 2.5 litros de 156 cavalos (cv) e outro elétrico de 35 cv, câmbio CVT, e o Kers (Freios Regenerativos, acumula energia gerada pela frenagem do carro), utilizando somente o motor elétrico atinge 75 km/h, com autonomia total de 1.120 km.

Nenhum comentário: