sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Tokyo Motor Show 2009, que abre as portas aos visitantes no dia 24 de outubro até 04 de novembro

O maior evendo automobilístico do momento.

Salão Tokyo Motor Show 2009

Veja as fotos dos veículos expostos no Tokyo Motor Show 2009, veja aqui.

Elétricos ou híbridos, os veículos 'verdes' e silenciosos substituíram os carros ensurdecedores e poluentes na exposição Tokyo Motor Show, num contexto em que o automóvel volta a ser um simples meio de transporte ao invés de um objeto para exibir riqueza ou virilidade.

O seu comprometimento com o meio ambiente. Por conta disso as maiores atrações da marca serão veículos criados dentro dos conceitos dos programas de mobilidade urbana e emissões zero.

No grande salão japonês do automóvel inaugurado nesta quarta-feira, os veículos que respeitam o meio ambiente são os grandes destaques e os 4x4 e carrões poluidores ficaram relegados aos cantos menos visitados.

Por sua parte, a maioria dos fabricantes europeus de carros esportivos, para os quais o mercado japonês era até então uma espécie de El Dorado, não se apresentaram neste salão.

Esta transformação da Tokyo Motor Show demonstra a revolução que está acontecendo no mercado automotivo japonês e mundial, segundo os especialistas.

"O conceito de veículo está mudando. Até agora, o carro eram um símbolo do status social. Quanto mais dinheiro se tinha, maior era o veículo. Agora, as pessoas compram carro basicamente para se deslocar e já não predomina o design ou a velocidade", explicou o analista Tatsuya Mizuno.

Esta mudança se acelerou com a crise econômica e com a chegada de uma geração de motoristas muito mais preocupados com os problemas do meio ambiente.

A recessão também levou os fabricantes a diminuir a produção de carros esportivos, que, era, a seu ver, um meio de associar o veículo a velocidade e a virilidade.

Estes conceitos ficaram ultrapassados com o surgimento de carros híbridos e elétricos, tão silenciosos que o governo japonês está estudando a possibilidade de instalar neles geradores de ruídos para evitar alertar os pedestres de sua passagem.

Se existe um consenso sobre os carros "verdes", as montadoras japonesas estão divididas quanto aos meios de chegar a seus objetivos, com duas escolas claramente diferenciadas: a do veículo elétrico apoiado pela Nissan e Mitsubishi Motors, e a do híbrido (gasolina e eletricidade) defendido pela Toyota e Honda.

"O veículo elétrico é o veículo ecológico em estado de perfeição", defende, entusiasmado, o diretor da Mitsubishi Motors, Osamu Masuko, cuja companhia apresenta vários modelos desse tipo.

A Nissan, que antecipa que os carros elétricos representarão 10% do mercado mercado mundial em 2020, lançará no próximo ano o "Leaf", apresentado como "o primeiro veículo do mundo com zero emissão poluente".

Nissan na 41ª edição do evento, que antecipa que os carros elétricos representarão 10% do mercado mercado mundial em 2020, terá os elétricos Leaf ("o primeiro veículo do mundo com zero emissão poluente") e Land Glider e os compactos Roox e NV200 Vanette Universal Design Táxi, que apresentam novas propostas de transporte nas grandes cidades. Além deles, marcam presença o sedã Fuga reestilizado, o crossover Qazana e a próxima geração do câmbio Xtronic CVT. A mostra japonesa termina dia 4 de novembro.

O Leaf, que se propõe ser o primeiro veículo 100% elétrico produzido em grande escala, faz sua primeira aparição para o grande público no Salão de Tóquio. Seu design limpo e inteligente aperfeiçoa a aerodinâmica, reduzindo a resistência do ar e os ruídos provenientes deste atrito. Com baterias de íon-lítio, este hatchback para cinco pessoas oferecerá autonomia de mais de 160 km, marca suficiente para atender às necessidades diárias da maior parte das pessoas que possui automóvel. O avançado sistema de telecomunicação, especialmente desenvolvido para o programa emissão zero, conta com uma tela no painel que ajuda o condutor a acompanhar o estado da carga da bateria e a encontrar postos de reabastecimento próximos da área onde o veículo se encontra, por meio do sistema GPS, veja abaixo o vídeo de demonstração.




Por sua parte, a Toyota aposta nos veículos híbridos, um setor no qual foi pioneiro com o "Prius" lançado há 12 anos e cujo modelo tem uma bateria que pode ser recarregada em casa a partir de qualquer tomada.

Veja a reportagem completa da mecanica online, logo abaixo:

Nenhum comentário: