quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Carros usados ficam baratos, com a crise e voltam a atrair consumidor

O carro usado voltou a atrair os compradores de quase todas as classes sociais - do mais pobre ao de classe média… a demanda começou a aumentar gerando mais negócios.

Isso é bom (para um lado) e ruim (para o outro).

Pra quem é o comprador é espetacular este momento e em todo o nosso futuro!

O carro zero km ficou mais barato (com a redução do IPI) e consequentemente o carro usado também ficou muito mais barato, mesmo com o aumento neste mês eu vejo os números/dados de Outubro no Rio Grande do Sul de emplacamentos vamos bater mais um Record em quantidade de novos emplacamentos (carros zero bala saindo das revendas).
Carros que antes custavam R$ 20 mil, hoje são vendidos a R$ 17 mil (no máximo, se for completo).

Para quem é o vendedor este momento e o futuro é péssimo, devido ao aumento das ofertas que neste ano nossa indústria vai produzir mais de 3.000.000 (três milhões) de veículos novos, aumentando absurdamente nossa frota!

A FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) que possui uma tabela de preços efetivamente praticados, base nacional (esta pesquisa é tomada como parâmetro na negociação de quem compra e de quem vende.) - sendo que o valor que aparece se refere ao modelo mais completo com todos os opcionais, além de ser todo revisado, nunca batido, todos os impostos em dia e o veículo com placas do estado de origem (quer dizer que é o valor máximo que se consegue vender este modelo de veículo que você pesquisou com todas estas características acima).

O governo ajudou os Revendedores de Autorizadas das Indústrias de Veículos e prejudicou os revendedores de seminovos e usados em geral. Sem falar nos juros que para as indústrias/revendedores/lojistas é uma mixaria e para os agentes financeiros de veículos usados de mais anos estão até 3 vezes mais caras.

O governo ajudou de um lado e acabou prejudicando demais de outro (sem esquecer do abandono).

Sempre vale lembrar - veículo com valor muito abaixo do valor de mercado pode ser golpe e/ou ter procedência duvidosa, fique atendo e sempre que for comprar um veículo visite seu despachante de confiança - ele é seu certificado de segurança da negociação e para não ter problemas futuros com a compra de um veículo.

Nenhum comentário: