segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Boas Entradas e Ótimas Saídas para 2009


Este novo ano (2009) esta repleto de novos conhecimentos, descobertas (criações) e oportunidades que somente a crise mundial poderia nos fornecer (onde se fecha uma porta outra sempre abre - cabe a você não ficar encurralado ou abrir a porta errada ou ocorrer o pior que é ficar sem saída) - o conhecimento para continuarmos competitivos e ganhar o pão nosso de cada dia honestamente - fará a diferença nestes próximos anos de baixo consumo mundial.

Ainda bem que o Brasil esta preparado e consegue manipular preços porque a taxação dos impostos sobre qualquer produto é muito alta (carga tributária) isto corresponde (significa) que a cada ano esteja batendo novos records de arrecadação.

Agora teremos mais confiança nos gastos do governo porque a Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF) e outros cinco órgãos federais criaram um grupo especial para combater a corrupção no Rio Grande do Sul, o grupo recebeu o nome de Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco), criou um departamento exclusivo contra a corrupção ativa e passiva de agentes públicos - acredito que isto diminua tanto roubo que ocorre na frente dos nossos olhos e fazemos de conta que não estamos vendo nada (nós não temos poder de fazer os políticos não nos roubarem). Um dos principais objetivos é antecipar as ações para tornar indisponíveis os bens de envolvidos em desvios de dinheiro público e evitar que eles tenham tempo de aliená-los ou passá-los a terceiros.


O mercado de carros, motos e caminhões deram no final deste ano de 2008 (precisamente no último trimestre) deu uma lição muito dura para quem empreende neste negócio de compra e venda de veículos usados (os novos também se enquadram neste perfil) - posso afirmar que nunca houve um momento igual a este - uma incerteza em que investir em 2009, pois a tendência é de baixar os preços dos produtos chamados supérfluos onde os veículos que não são para trabalho se enquadram.

Cumprindo nossos deveres não será o bastante para vencer no meio deste turbilhão onde ninguém ainda sabe onde a coisa vai dar e nem exigindo menos nossos direitos de cidadão será suficiente para acalmar os ânimos dos investidores.

Quem sabe faz a hora (prevê as coisas com antecedência) não espera acontecer (ser pego de surpresa e sair desta prejudicado).

Espero que em 2009 o crédito esteja menos exigente e que o spread dos bancos caiam muito para nós podermos compartilhar um pouco deste capital que esta se capitalizando tão fortemente e o lucro seja mais bem distribuído com quem paga tanto juros (queremos pagar menos juros, taxas e impostos).

Que a gasolina baixe bastante para nós atrolharmos ainda mais as ruas e se baixar mais de 40% o valor da gasolina ninguém em nenhuma cidade consegue mais andar com seu carro na rua - vai virar um congestionamento igual ao da hora do pique na marginal Pinheiros ou Tietê (em São Paulo) a qualquer hora do dia.

Nenhum comentário: