sábado, 5 de junho de 2010

O que leva (o que deu errado?) com melhor motociclista do mundo de todos os tempos Valentino Rossi cair em treino e quebrar a perna direita fratura exposta na tíbia e na fíbula

Valentino Rossi no GP da Itália de Motovelocidade que venceu nove vezes na carreira, sendo sete consecutivas, façanha única até hoje em Mundiais, o GP da Itália de Motovelocidade fazia treinos livres.

O que leva um eneacampeão cair de sua Yamaha M1 saiu de lado e jogou o piloto para o alto, que caiu na caixa de brita.

No circuito de Mugello, sua corrida de casa, o italiano sofreu uma forte queda na curva 13, a segunda perna da chicane de alta da pista.





Sendo atendido por vários médicos, que infraestrutura, aqui no Brasil também é assim igualzinho.



Veja o vídeo e pense no que estava passando na cabeça dele para errar desta forma, o que aconteceu?


Caiu faltando 25 minutos para o fim do segundo dia de treinos livres para o Grande Prêmio da Itália, onde mora.

A moto tem apenas 4 Controles - acelerador com a mão direita e dedos no freio dianteiro, pé direito no freio traseiro, pé esquerdo trocando as marchas, mão esquerda controla a embreagem usada no momento de trocar as marchas.

A diferença está no piloto que leva estes controles ao extremo de uso além de fazer o controle com seu corpo da força centripeta - que é a força que puxa o corpo para o centro da trajetória em um movimento curvilíneo ou circular.

Colocando o tronco pra frente e lado (que fizer a curva) você sente mais estabilidade na hora da curva, mas deve-se sempre ficar atento a velocidade, se fizer uma curva muito rápido pode-se perder o controle, pois a tendência da moto é sair pela tengente (na real é ir reto).
Curvas são uma combinação de aumentando da inclinação do corpo em relação a velocidade e traçado, corrigindo sempre o sentindo e o contole da moto.

Chegar no limite é emocionante, mas se você passar saberá da pior forma possível, não acho que valha a pena andar nesse limiar.

É a primeira vez desde 1997, quando Rossi estreou em Mundiais, que ele perderá uma corrida por causa de um acidente. De acordo com informações preliminares, o italiano ficará fora das pistas por pelo menos dois meses, o que o faria perder seis etapas no total.

Rossi, que venceu este ano a prova de abertura, no Qatar, ocupa a vice-liderança do campeonato a nove pontos de seu companheiro na equipe Fiat Yamaha, o espanhol Jorge Lorenzo.